top of page

A HISTÓRIA PIONEIRA DE D'ART SHTAJIO

Atualizado: 10 de abr. de 2021

Sendo o primeiro estrangeiro e negro a possuir um estúdio de anime no Japão, a jornada de Arthell Isom não tem limites. Com o objetivo de revolucionar a animação tradicional japonesa ao lançar luz sobre diversas culturas, D'ART Shtajio foi lançado em 2016 com o apoio de seu irmão Darnell Isom e do animador Henry Thurlow.

Arte de Victor Aguiar

Estudando na Academy of Arts de San Francisco, Isom se formou em animação e se especializou em arte de fundo. Apesar de ganhar prêmios para a universidade, ele enfrentou ser retirado do programa de artes por motivos não revelados. No entanto, por ser um aluno talentoso e promissor, eles lhe deram uma segunda chance. Para Isom, foi Ghost in the Shell que acendeu seu amor por anime. Para ele, o filme mudou seu rumo, impressionado pelo uso de luz, sombras e cores de fundo que trouxeram uma sensação de realismo e tangibilidade em comparação com as animações "agradáveis", mas sem vida, do oeste.


Ao se mudar para o Japão, a Isom procurou estudar em uma das mais prestigiadas faculdades de animação, Yoyogi, em Osaka. No início, ele foi rejeitado porque a faculdade não oferecia um programa para estudantes estrangeiros, também a falta de escrita e conversação em japonês prejudicou suas chances. Um ano depois voltou a candidatar-se, apenas para ser rejeitado novamente, mas desta vez exibiu a sua dedicação agora capaz de falar e escrever em japonês. Impressionado com a sua firmeza, eles abriram uma exceção e aprovaram sua inscrição. Graduado e ansioso para trabalhar, por completo ele conseguiu um emprego com Hiromasa Ogura, um dos diretores de arte de Ghost in a Shell. Ogura o orientou e apoiou totalmente a decisão de Arthell de abrir sua própria empresa.


O portfólio de D'ART Shtajio é impressionante, apesar do quão jovem a empresa pode ser em comparação com outros estúdios. Trabalhando em animes como Attack on Titan, One Piece e o já popular Castlevania, seu estilo e animação também chamam a atenção de marcas esportivas como Adidas. Sua recente colaboração agora permite que eles entrem na indústria da música, trabalhando no videoclipe de animação 'Snowchild' do The Weeknd e no 'Thinkin' da Spiff TV.

Comments


bottom of page